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DIÁSTASE ABDOMINAL

O que são?

Muitas mulheres após a gestação acabam adquirindo esta condição, que se caracteriza pelo afastamento de determinados músculos abdominais. Porém, não são apenas as gestantes que sofrem com essa doença.

Uma das principais causas da diástase abdominal é a falta de fortalecimento dos músculos do abdômen e, muito embora a gravidez seja um dos principais fatores de risco, a condição também pode ser causada por exercício abdominal intenso, rápido ganho de peso e levantamento excessivo de peso e, se não tratada, pode causar desde problemas estéticos a dores nas costas.

Os sintomas da diástase abdominal mais frequentes costumam ser as dores na região lombar e nas nádegas, além do surgimento de uma protuberância no meio do abdômen quando se faz algum tipo de esforço, como tossir, sentar ou levantar.

Quem deseja saber se possui a diástase abdominal, é só deitar no chão e flexionar o tronco levemente, até ficar em um ângulo de 45 graus. Quando estiver nessa posição, passe a mão sobre o abdômen e verifique a presença de um pequeno espaço separando os dois lados da musculatura abdominal.

Um espaçamento de um a dois dedos pode ser considerado normal e muito provavelmente retornará ao padrão pré-gravidez com alguns exercícios específicos. Já uma distância de 3 a 4 dedos entre os músculos pode ser indicativa de diástase abdominal mais severa, situação que irá necessitar de uma atenção especial.

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DIÁSTASE ABDOMINAL

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LOW PRESSURE FITNESS

O Low Pressure Fitness (LPF ou mais conhecida como Técnica da Barriga Negativa) é um programa de treinamento postural e respiratório. Inspirado na técnica hipopressiva desenvolvida nos anos 80 e com grande repercussão pelos seus resultados expressivos pela Europa, o programa combina outros conceitos, como o stretching miofascial, a reeducação postural, respiratória e a mobilização dinâmica neural.

Como funciona?
A diminuição da circunferência abdominal e da cintura aliados ao pouco tempo de prática, tornou o Low Pressure Fitness conhecido como “técnica da barriga negativa”. Isso se deve a uma diminuição da pressão da cavidade abdominal em virtude do reposicionamento dos órgãos internos e a uma melhora no tônus de repouso da musculatura abdominal, principalmente da musculatura profunda do CORE, tornando a musculatura mais firme mesmo quando relaxada.

Durante a execução do Low Pressure Fitness, a pessoa faz uma apneia expiratória, com a abertura das costelas, sucção abdominal e elevação do diafragma, o que causa o levantamento dos órgãos internos através da tração dos pilares do diafragma. Assim, todo grupo muscular é contraído involuntariamente e ganha tônus de repouso ao longo da prática.

Alguns benefícios decorrentes dessa ativação do tônus são a redução da cintura, melhora da postura e ativação do assoalho pélvico, ligado diretamente a incontinência urinária e desempenho sexual, além da melhora na capacidade respiratória.
É comum dizer que, para manter uma postura ideal, você não precisa e nem deve manter os músculos com contração ativa, pois suas fibras irão fadigar e gerar lesões, já que eles são constituídos por fibras de contração lenta. 

Confira outros tantos benefícios:

  • equilibra o tônus do assoalho pélvico;
  • melhora o tônus abdominal;
  • trabalha o “core” de forma eficiente;
  • trata e previne a incontinência urinária e a diástase abdominal;
  • melhora o desempenho sexual, promovendo o alívio de dores durante a relação;
  • melhora a constipação;
  • diminui a retenção de líquidos (pelo descongestionamento linfático e pélvico);
  • previne todos os tipos de hérnias;
  • melhora a postura;
  • alivia dores na coluna;
  • diminui o stress e ansiedade.

Seja qual for a modalidade que você escolher, o importante é realizar uma atividade física regularmente, sempre supervisionada por um profissional especializado.

LOW PRESSURE FITNESS

LOW PRESSURE FITNESS

O Low Pressure Fitness (LPF ou mais conhecida como Técnica da Barriga Negativa) é um programa de treinamento postural e respiratório. Inspirado na técnica hipopressiva desenvolvida nos anos 80 e com grande repercussão pelos seus resultados expressivos pela Europa, o programa combina outros conceitos, como o stretching miofascial, a reeducação postural, respiratória e a mobilização dinâmica neural.

Como funciona?
A diminuição da circunferência abdominal e da cintura aliados ao pouco tempo de prática, tornou o Low Pressure Fitness conhecido como “técnica da barriga negativa”. Isso se deve a uma diminuição da pressão da cavidade abdominal em virtude do reposicionamento dos órgãos internos e a uma melhora no tônus de repouso da musculatura abdominal, principalmente da musculatura profunda do CORE, tornando a musculatura mais firme mesmo quando relaxada.

Durante a execução do Low Pressure Fitness, a pessoa faz uma apneia expiratória, com a abertura das costelas, sucção abdominal e elevação do diafragma, o que causa o levantamento dos órgãos internos através da tração dos pilares do diafragma. Assim, todo grupo muscular é contraído involuntariamente e ganha tônus de repouso ao longo da prática.

Alguns benefícios decorrentes dessa ativação do tônus são a redução da cintura, melhora da postura e ativação do assoalho pélvico, ligado diretamente a incontinência urinária e desempenho sexual, além da melhora na capacidade respiratória.
É comum dizer que, para manter uma postura ideal, você não precisa e nem deve manter os músculos com contração ativa, pois suas fibras irão fadigar e gerar lesões, já que eles são constituídos por fibras de contração lenta. 

Confira outros tantos benefícios:

  • equilibra o tônus do assoalho pélvico;
  • melhora o tônus abdominal;
  • trabalha o “core” de forma eficiente;
  • trata e previne a incontinência urinária e a diástase abdominal;
  • melhora o desempenho sexual, promovendo o alívio de dores durante a relação;
  • melhora a constipação;
  • diminui a retenção de líquidos (pelo descongestionamento linfático e pélvico);
  • previne todos os tipos de hérnias;
  • melhora a postura;
  • alivia dores na coluna;
  • diminui o stress e ansiedade.

Seja qual for a modalidade que você escolher, o importante é realizar uma atividade física regularmente, sempre supervisionada por um profissional especializado.

PARA QUEM?

  • deseja realinhar a musculatura;
  • quer recuperar a forma no pós-parto;
  • deseja voltar a ter o abdômen mais firme.

BENEFÍCIOS

  • melhora do desempenho físico;
  • redução das dores musculares;
  • diminuição de episódios de dor nas costas;
  • aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente maior nutrição muscular.
tatiana
Dra Tatiana Devens
Fisioterapeuta especialista em Pilates e LPF
"Busco em minhas aulas muito mais que proporcionar condicionamento físico, quero que meus alunos sintam-se satisfeitos e acolhidos. O pilates não é apenas exercícios, é um estilo de vida. Meu desejo é que meus alunos vivam essa experiência. Sempre acolhendo- os com um sorriso largo e doce em cada aula."
Emelly Schon
Dra Emelly Schon
Fisioterapeuta especialista em Pilates e LPF
“O meu objetivo nas aulas de pilates é poder demonstrar aos meus alunos que vamos alcançar juntos bem estar, equilibrio e autoestima. Falar de pilates é falar de superação, e não existe nada mais gratificante que ver o aluno vencendo dia após dia um novo obstáculo, poder compartilhar alegrias e...

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DÚVIDAS FREQUENTES

Para o caso do LOW PRESSURE FITNESS, pode ser agendado apenas uma avaliação física para esclarecer eventuais dúvidas sobre o tratamento.

 Sim, atendemos com horário agendado. De segunda a quinta das 07:00 às 13:00 - e das 16:00 às  21:00.

Sim, temos vagas em frente a Clínica. Caso esteja lotado, você poderá utilizar as vagas nas proximidades.

 Sim, temos condições para pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito.

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