Segundo informações repassadas pelo biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, tão importante quanto prevenir o contágio e propagação do coronavírus, é conhecer de antemão as medidas protetivas que são fato ou fake news.
Um dos assuntos mais comentados no momento por todo o mundo é o Coronavírus, ou Covid-19. E como todo assunto em alta, não escapou das fake news.
Nesse caso, estão geralmente relacionadas ao tema “como evitar o Coronavírus”.
As dicas são inúmeras e podem ser consumidas facilmente por qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
Mas será que todas são verdadeiras?
A resposta é não!
E foi pensando no bem-estar e cuidados preventivos contra a pandemia coronavírus que nós, da Clínica Kyara Morgana, separamos para você 3 mitos espalhados como verdades na internet e que foram desacreditados pelo Dr. Bactéria (Roberto Figueiredo).
Confira a seguir:
Receita de álcool caseira, realmente funciona?
A resposta é não!
Assim como existem diversas receitas caseiras que levam propriedades positivas em suas formulações, a muitas outras que não passam de mito.
Informações que se espalham ganham força, mas isso não significa que possuam fundo teórico comprovado. É o caso do álcool gel caseiro.
As receitas de álcool gel caseiras não possuem eficácia e além de tudo ainda contribuem com a proliferação de microrganismos.
O mais indicado para a higienização contra o Coronavírus é adquirir produtos que estão disponíveis nas em farmácias e mercados.
O uso de máscaras cirúrgicas pode prevenir a contaminação?
Outra fake news!
Segundo o Dr. Bactéria o uso das máscaras N95 é útil apenas para profissionais da saúde que estiverem atendendo pessoas infectadas e para os próprios pacientes com Coronavírus.
Outra importante recomendação a esses dois grupos de pessoas é que, as máscaras necessitam ser substituídas por novas a cada duas horas.
Álcool 70% tem poder higienizador maior que o álcool 91%?
“Isso não é verdade”, de acordo com o Dr. Bactéria.
O álcool acima de 70% tem o mesmo poder de desinfecção.
Logo, para a limpeza das superfícies da casa, qualquer opção que possua a partir de 70% pode ser utilizado com tranquilidade.
Outras opções eficazes que você também pode adotar com a mesma finalidade e eficiência, são desinfetantes ou a solução de vinagre misturado a água.
Gostou das dicas?
Não deixe de compartilhá-las com amigos e familiares.
Quanto mais espalharmos essas informações mais pessoas poderemos proteger de maneira eficiente!