ícone relógio

INFORMAÇÕES E CONTATO +

Os melhores alimentos para ter saciedade além de opções diuréticas para manter a saúde 

Foto: artursfoto - Adobe

Entre as opções, alimentos que prolongarão sua sensação de saciedade e outros que fornecerão a hidratação e fibras que seu corpo precisa para manter-se regulado, desinchado e bem-disposto. 

Tão importante quanto realizar atividades físicas e evitar alimentos pobres em nutrientes para ter uma alimentação adequada, principalmente em tempos de distanciamento social como é o que estamos vivendo, tornasse essencial, mas que nunca, conhecer os melhores alimentos e dentre eles, as escolhas que contribuíram com seus objetivos, sejam eles, manter sua forma física ou ainda emagrecer.

Pensando nisso, trouxemos hoje, as melhores opções de alimentos que contribuem com a sensação de saciedade, para que você não necessite realizar uma refeição seguida da outra por sentir fome rapidamente, característica muito frequente após a ingestão de alimentos pobres em nutrientes e ricos em carboidratos simples.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A SACIEDADE

Entre os alimentos que indicamos  com o intuito de aumentar sua saciedade, estão as castanhas.

São diversas opções e com certeza uma delas lhe agradará. Sendo excelentes pedidas para os lanchinhos entre as refeições principais.

Você pode escolher entre:

castanha do Pará;

castanha de caju;

castanha de baru;

 pistache;

 nozes;

amêndoas.

Opções que aumentam a saciedade para agregar a outros pratos e escolhas saudáveis de refeições

Entre as predileções que contribuirão com a sua sensação de saciedade estão as sementes, elas costumam ter sabor discreto e podem ser adicionadas a diversas variedade de lanches bem como de refeições principais.

Entre as alternativas mais populares e recomendadas estão:

chia;

 linhaça;

semente de girassol;

semente de abóbora;

mostarda;

 papoula;

gergelim;

 sementes de melão;

 sementes de melancia.

Cereais que contribuem com a sua saciedade

Entre as alternativas de cereais indicamos:

Aveia orgânica;

 Quinoa;

 trigo sarraceno;

psyllium;

amaranto (pseudocereal).

Proteínas animais em geral e a ingestão de ovo caipira também podem ser adotadas em uma dieta balanceada, saudável e que contribuirá com a sua sensação de saciedade prolongada.

FONTES DE PROTEÍNA VEGETAL 

Se você é vegano, vegetariano ou mesmo procura balancear as fontes de proteína que inclui em sua alimentação, saiba que também existem antelações de proteínas vegetais que contemplam esse benefício.

As mais populares e que você provavelmente tem em casa, ou encontrará com facilidade em mercados ou lojas de produtos naturais são:

ervilha;

 grão de bico;

feijões em geral;

 proteína isolada do arroz.

GORDURAS BOAS PARA AUMENTO DA SACIEDADE 

Entre as opções, algumas que podem ser ingeridas em natura, outras ainda são excelentes no preparo de alimentos.

São elas:

Manteiga ghee;

óleo de coco;

azeite de oliva extra virgem;

 banha de porco (orgânica);

 pele de frango (orgânico ou caipira);

óleo vegetais prensados a frio (abacate, linhaça, chia).

Além das possibilidades que contribuem com a sua saciedade, existem os alimentos com função diurética, que possuem um alto teor de água em sua composição e por isso, ajudam na hidratação do seu corpo, bem como da redução de inchaço e retenção de líquidos.

Os alimentos diuréticos também são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, importantes reguladores do nosso metabolismo e por esse motivo, também devem ser incluídos em sua dieta caso deseje usufruir desses benefícios.

CONHEÇA OS ALIMENTOS DIURÉTICOS

VERDURAS DIURÉTICAS

Entre as principais optações temos:

agrião;

salsão;

salsinha;

alho- poró;

espinafre;

aspargo;

pepino;

beterraba;

pimentão;

tomate;

alfafa;

cebola;

 alho.

Por serem de fácil cultivo e não necessitarem de muito espaço, muitas delas podem inclusive ser cultivadas em sua casa, mesmo que você não possua quintal, em simples floreiras ou vasos.

FRUTAS DIURÉTICAS

Gostosas, práticas de comer e excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, as frutas diuréticas não só podem, como devem ser incluídas em sua alimentação caso você deseje usufruir de um corpo desinchado, hidratado e com constante sensação de leveza. Que por sua vez lhe dará maior disposição para realizar atividades, além de aumentar sua imunidade.

Para usufruir desses benefícios, inclua em seu dieta a ingestão de:

maçã;

 laranja;

maracujá;

melão;

melancia;

abacaxi;

morango;

kiwi;

limão.

Seguindo sempre a indicação de um profissional de nutrição e/ou saúde para ingerir as porções adequadas desses alimentos.

Ervas

Algumas ervas também tem ação diurética em nosso organismo e podem ser incluídas na alimentação através de chás. 

É o caso do Boldo, carqueja, casca de laranja amarga, guaçatonga, hibisco, salsaparrilha, borragem, cabelo de milho, cavalinha , quebra-pedra, e sete sangrias.

Com essas dicas, ficou mais fácil de conhecer o que incluir na alimentação para ter melhores resultados na saúde e bem-estar físico. Não é verdade?

A Clínica Kyara Morgana presa pela saúde de seus pacientes sempre em primeiro lugar e reconhece a importância que a alimentação balanceada tem no cumprimento desse objetivo, bem como a união dessa pratica a atividades físicas regulares.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de diversas dicas de receitas, alimentos e exercícios que podem ser facilmente realizados em sua casa para melhorar sua qualidade de vida! 

COMPARTILHAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

QUER SABER MAIS?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre os nossos tratamentos