ícone relógio

INFORMAÇÕES E CONTATO +

Páscoa chegando: Conheça os benefícios do cacau para a saúde

Conheça os benefícios do cacau para a saúde. Foto: kaiskynet - Adobe.

Você irá se surpreender com os benefícios que o cacau pode fornecer a você.

Caso você não saiba, o cacau é o fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do popular chocolate.

O cacau é muito rico em flavonóides e também em antioxidantes, ganhando até do açaí e da blueberry. Por conta disso, pode beneficiar a nossa saúde de maneiras diversas e de forma bastante significativa, algumas delas são:

 Prevenindo a trombose, devido à presença de flavonol;

 Combatendo o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e auxiliar na formação das placas de ateroma;

 Prevenindo aterosclerose, por prevenir a concentração de colesterol nos vasos sanguíneos;

 Melhorando nosso humor devido a produção de serotonina, o hormônio do “bom humor”, combatendo quadros de ansiedade e depressão; 

 Prevenindo a anemia, por conter bastante ferro;

 Reduzindo o risco de diabetes, por meio de antioxidantes flavonoides e por auxiliar no combate à resistência à insulina;

 Regulando o nosso intestino por possuir flavonóides e catequinas, que aumentam a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus que chegam ao intestino grosso, extremamente benéficos à saúde; 

 Ajudando a controlar a inflamação, através da diminuição da quantidade de proteína C reativa no sangue;

 Prevenindo problemas como a demência e derrames, por melhorar a cognição, a circulação sanguínea e a memória;

Reduzindo a pressão, porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos.

Para que você desfrute de todos esses benefícios, pode-se consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó (por dia), ou então, 40 g de chocolate amargo, o que geralmente equivale a porção de 3 quadradinhos de uma barra tradicional.

Lembrando que esses importantes benefícios estão presentes no chocolate meio amargo, que contenha ao menos 70% de cacau.

Outros chocolates, como é o caso do ao leite e branco, por exemplo, não possuem quantidade significativa de cacau. Contendo ainda, muito açúcar e gordura em sua composição. Por isso, não são recomendados para o consumo frequente.

Na culinária, o cacau pode incrementar diversas receitas, como é o caso de bolos e massas em geral, como calda sobre frutas e também na composição de biscoitos.

Uma dica bastante importante que você deve conhecer sobre o cacau é que ele não deve ser consumido junto de outros produtos que sejam ricos em cálcio, como por exemplo, leite, queijo e iogurte.

Isso porque ele possui ácido oxálico, uma substância que causa a diminuição de absorção de cálcio no intestino. Por isso, o ideal é que você consuma-o separadamente de alimentos como os indicados e quaisquer outros que contenham uma quantidade significativa de cálcio.

Como o cacau transforma-se no popular chocolate?

Para que estas sementes sejam transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser, primeiramente, colhidas da árvore e, em seguida, devem secar ao sol.

 Feito isso, essas precisam ser torradas e depois amassadas

 A massa resultante desse processo é trabalhada até que dela possa ser extraída a manteiga de cacau.

 Essa pasta é utilizada principalmente na composição do chocolate ao leite e o branco.

 O cacau puro, por outro lado, é utilizado na fabricação dos chocolates amargo e meio amargo.

 Informação nutricional do cacau

As referências a seguir, estão baseadas na porção de 100 g de cacau em pó.

Tabela nutricional do cacau

É possível consumir o cacau in natura?

A resposta é sim, é possível!

E para que você possa consumir o fruto do cacaueiro, deve-se cortá-lo com o auxílio de um facão, devido a característica de sua casca, que é bastante robusta.

Feito isso, o cacau pode ser aberto e você observará uma espécie de cacho esbranquiçado dentro dele, coberto por uma substância viscosa bastante doce, cujo interior guarda o cacau escuro, mundialmente conhecido. 

É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente do cacau ou então mastigar tudo, degustando também seu interior.

A parte escura tende a ser bem amarga e muito diferente do sabor de chocolate que você conhece, no entanto, suas propriedades nutricionais são excelentes para o corpo e saúde.  

 E você, já viu e/ou comeu o cacau in natura? Compartilhe conosco nos comentários!

Nós, da Clínica Kyara Morgana, prezamos pela saúde e bem-estar de todos os nossos pacientes. Através de uma alimentação adequada, unida à atividade física e tratamentos estéticos, levamos mais qualidade de vida e alegria a quem quer que deseje.

Conheça nosso trabalho e equipe por meio de nosso site!

Nesse domingo, celebramos a Páscoa. É por isso gostaríamos de desejar-lhe nesse momento especial, um excelente dia, repleto de bons momentos e união à sua família.

COMPARTILHAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

QUER SABER MAIS?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre os nossos tratamentos