ícone relógio

INFORMAÇÕES E CONTATO +

Temperos: conheças as melhores opções para uma dieta saudável

Temperos: conheças as melhores opções para uma dieta saudável. Foto: chamillew - Adobe.

Já passou o tempo em que a palavra dieta estava associada a uma alimentação pouco saborosa.

Hoje sabemos que com algumas trocas inteligentes é possível desfrutar de um enorme bem-estar e qualidade de vida, usufruindo de refeições variadas e de qualidade, sem abrir mãos é claro, de um delicioso tempero em cada uma delas.

Pensando nisso, trouxemos hoje uma lista com os melhores temperos para sua saúde e os benefícios de consumir cada um deles, além é claro, de sugestões de uso!  

Acompanhe a seguir:

Páprica

É muito rica em antioxidantes e por conta disso,  combate a ação de radicais livres do organismo.

Além disso seu tempero possui muito beta-criptoxantina em sua composição, que contribui de forma bastante significativa na diminuição de inflamações do corpo, tais como a artrite.

A páprica também previne alguns tipos de câncer e auxilia no tratamento de doenças autoimunes.

 Mas os benefícios da páprica não param por aí! Ela ainda tem função estimulante, antisséptica e anti-gases.

Pimenta caiena

A pimenta caiena, é um poderoso tempero com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Ela pode trazer diversos benefícios para a saúde do coração. Além disso ela também fortalece o sistema imunológico, previne úlceras no estômago e é muito rica em vitaminas A, C e K.

Cominho

O cominho tonifica os órgãos digestivos, melhorando a nossa digestão e evitando os temidos e dolorosos gases.

 Fora isso, ele também é um excelente aliado do sistema imunológico, além de uma excelente arma contra o colesterol LDL e a pressão alta.

 Açafrão e pimentas vermelha e preta

Não é atoa que esses três condimentos estão juntos.

Graças aos compostos fenólicos, presentes tanto no açafrão da terra como nas pimentas vermelha e preta, podemos reduzir o estresse oxidativo celular de nosso corpo e, assim, manter um excelente rendimento na prática de atividades físicas. Prevenindo complicações como dores, lesões e infecções respiratórias.

Canela

Benefícios de consumir a canela. foto: Milan - Adobe.

A canela é um poderoso tônico para o cérebro, através de sua ingestão reduzimos a sensação de fome (excelente para quem sofre com o sobrepeso e compulsões alimentares). Além disso, ela melhora problemas respiratórios e atua no sangue reduzindo a concentração de glicose (ação hipoglicemiante).

Outro benefício pouco conhecido da canela é que é importante saber é que ela possui também tem ação anti-gases.

Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino atua na purificação do tecido sanguíneo, beneficiando a circulação. Além disso, ela também colabora com a digestão de gorduras e ajuda no sistema respiratório.

 A pimenta-do-reino é uma das especiarias que tem maior efeito analgésico além de  estimulante. Todavia, deve ser evitada por pessoas que possuem úlceras ou inflamações intestinais.

 Coentro

 O coentro em nosso corpo, tem ação anti-inflamatória, agindo principalmente no trato gastrointestinal.

Outro excelente benefício de consumir o coentro é contar com sua redução na formação a formação de gordura nas artérias do coração, extremamente importante para a preservação da vida e principalmente de uma vida saudável.  Além disso, o coentro também é um ótimo diurético natural e antimicrobiano.

Noz-moscada

Acredite, se quiser, mas a nós moscada é ingrediente tão poderoso que ao aplicarmos seu óleo sobre o corpo podemos ter alívios de dores ocasionadas por artrite e reumatismo.

 Todavia, seu efeito analgésico não é sua única utilidade no que tange a nossa saúde. O tempero também é um excelente digestivo, diurético e anti-inflamatório gastrointestinal.

 Outros benefícios da Noz-moscada são: a melhora do hálito, a desintoxicação do fígado e rins, melhora na circulação, alívio de dores causados por cólicas menstruais e excelente remédio natural para tratar a insônia.

 Orégano

 O orégano tem ação antifúngica, além de ser um poderoso antioxidante e antimicrobiano.

 O tempero também contribui com o emagrecimento, digestão e regulação da menstruação. Além de tudo isso, o orégano também fortalece a saúde do coração e previne nosso corpo de gripes.

 Hortelã (fresca)

 Melhora os sistema circulatório e respiratório, alivia dores, além de ter efeito calmante, sendo bastante indicado seu uso a quem sofre de estresse e ansiedade.

 A Hortelã também esfria o corpo e confere uma excelente sensação de relaxamento.

Gengibre 

Atua como um bom estimulante e, se consumido no pré-treino, acelera o metabolismo e proporciona maior energia para a prática de exercícios.

O gengibre também possui propriedades favoráveis ao sistema digestivo, além de ser um ótimo analgésico, anti-inflamatório e aliado do sistema imunológico.

 

Dica para o consumo desses temperos

Inclua os temperos e especiarias citados no preparo de alimentos do seu dia a dia, tais como arroz, feijão, legumes e proteínas.

Outra opção é utilizá-los salpicados sobre saladas, frutas e sucos. Ao fazer isso em todas as suas refeições além de pré-treinos, você poderá contar ainda mais com seus diversos benefícios sobre sua saúde.

A maioria dos temperos e especiarias que selecionamos para indicar a vocês hoje, são condimentos bastante versáteis e que podem ser incluídos em diversas receitas, tanto doces, quanto salgadas. 

Experimente! 

COMPARTILHAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

QUER SABER MAIS?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre os nossos tratamentos