(41) 99790-6918

ícone relógio

5 mulheres que revolucionaram a área da saúde e beleza 

Gerty Cori uma das mulheres que revolucionaram a área da saúde e da beleza

Mais que ser o público principal quando o assunto é saúde e beleza, as mulheres não apenas preocupam-se mais com tais quesitos, como também revolucionaram esse mercado quando ele nem mesmo existia. 

Nessa semana especial onde celebramos o dia mulher, queremos relembrar algumas que são enormes exemplos de determinação, foco e sucesso e que fizeram toda a diferença em diversos aspectos da saúde e beleza, não só de outras mulheres, mas de todos. 

Conheça agora 5 grandes exemplos que englobam todos esses adjetivos e que você precisa conhecer: 

1. ELIZABETH ARDEN (1878-1966)

Entre as mulheres incríveis que mudaram a saúde no mundo está Elizabeth Arden.

Seu nome marcou a história da cosmética no século 20.

A canadense formada em enfermagem teve como sua primeira iniciativa nesse universo a elaboração de cremes para queimaduras.

 

Seus testes em busca da loção perfeita, incluíram produtos com gorduras, além de leites e outros ingredientes misturados e cozidos na cozinha de sua própria casa.

Os experimentos começaram a incomodar seus pelo vizinhos pelo cheiro, todavia, essas reclamações a fizeram ir mais longe ainda, levando-a para Nova York, onde conheceu um químico que a ajudou a elaborar a receita ideal para seu creme.

Não demorou muito para que ela tivesse uma oportunidade de trabalho em um estabelecimento de beleza, onde pôde atuar como assistente da esteticista Eleanor Adair.

Como resultado de seu grande esforço, Elizabeth logo abriu seu primeiro salão com uma icônica porta vermelha na Quinta Avenida.

Seu nome chegou aos ouvidos da alta sociedade rapidamente, fazendo com que seu estabelecimento fosse eleito o melhor da cidade.

Seu espaço trouxe um novo conceito de higienização, tonificação e hidratação da pele, além das massagens rejuvenescedoras e relaxantes que conquistaram adeptas de várias partes do mundo.

Outro legado deixado por ela foi a democratização de cosméticos com o desenvolvimento de kits spa para usar em casa, além da prática da maquiagem, com os passos para utilização de cada produto, que até então era conhecido como “rouge”.

Além de revolucionar o mercado de beleza, Elizabeth também fez uma grande contribuição ao empreendedorismo e empoderamento feminino.

Em 1912, desenvolveu um batom de cor vermelha, o qual simbolizava a sororidade, marchando posteriormente ao lado de outras 15 mil mulheres pelo direito de votar, que ainda não era permitido na época.

Durante a Segunda Guerra Mundial, lançou o “Montezuma Red” especialmente para as mulheres das forças armadas norte-americana, a fim de que combinasse com seus uniformes.

Elizabeth faleceu aos 87 anos, deixando um grande legado de coragem e dedicação como exemplo, além, é claro, de formulações de cremes e loções que são aprimorados e utilizadas até os dias de hoje.

2. GERTY CORI (1896-1957)

Gerty Cori ganhou nada mais, nada menos que um prêmio nobel.

Esse prêmio foi resultado de suas incríveis descobertas na área em relação a diabetes.

Em 2004, ela foi homenageada novamente como um grande marco para a história da saúde e química com o esclarecimento no metabolismo de carboidratos.

3. CAROLINA MARTUSCELLI BORI (1924-2004)

De nacionalidade brasileira, Carolina graduou-se em pedagogia e logo em seguida iniciou seus estudos em psicologia após receber um convite para ser professora assistente da disciplina.

 Na época (década de 60), o assunto resumia-se apenas a uma matéria da grade do curso de filosofia.

 Como resultado de seu contato com o assunto, Carolina Martuscelli Bori passou a lutar pela psicologia como ciência e profissão no Brasil.

 Afunilou seus conhecimentos com um mestrado e um doutorado realizados em Nova Iorque, o qual teve sua tese defendida no Brasil, na Universidade de São Paulo.

 Junto à Associação Brasileira de Psicologia e Sociedade de Psicologia de São Paulo, Carolina Bori teve um papel fundamental na regulamentação do estudo e profissão de psicólogo em nosso país.

 Além de tudo, ainda contribuiu com o decreto-lei que estabelece o currículo mínimo para um profissional poder se formar na área.

Está gostando de conhecer esses grandes exemplos de mulheres que tiveram foco e determinação em suas áreas de estudo?

 Então não deixe de conhecer mais duas em nosso próximo post que, assim como as citadas, revolucionaram a área da beleza e saúde com suas iniciativas.

COMPARTILHAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS