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Alimentos prejudiciais que você ingere todos os dias [P.2]

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No post anterior você pode conheceu alguns dos alimentos e bebidas que, apesar de muito populares, trazem enormes malefícios a saúde. Acompanhe agora mais dicas e informações sobre os 11 alimentos e bebidas altamente prejudiciais à saúde que você ingere todos os dias e como substituí-los de forma simples e saudável.

6. Macarrão instantâneo

Eles também apresentam uma rápida e saborosa opção para os momentos mais corridos do dia-a-dia. Entretanto, nenhuma das opções fabricadas e comercializadas são saudáveis para a alimentação. Além do alto teor de sódio e gordura, o macarrão instantâneo apresenta uma quantidade de calorias exorbitantes, fornecendo ainda pouquíssimos nutrientes. Ou seja, nenhuma vantagem em consumi-los.

Alimentos muito prejudiciais que você ingere todos os dias [P.2]
Foto/Reprodução: macarrão instantâneo. Via: Rita E. – Pixabay
A consequência em consumir esse tipo de “alimento” com frequência engloba: aumento da pressão arterial (que pode ocasionar derrames e ataques cardíacos) e o aumento do colesterol.

7. Pães brancos

Pães brancos são sempre uma deliciosa e comum opção presente em cafés da manhã, lanches da tarde, entre outras refeições repletas de afetividade e sabores. Entretanto, eles são alimentos muito pobres, quando feitos à base de farinha branca. Ofertando uma quantidade irrelevante de nutrientes, sendo bastante calóricos, podendo elevar além do peso, a quantidade de açúcar presente no sangue de quem os ingere frequentemente.

8.Bebida alcoólicas

Será que Existe um limite seguro para o consumo de álcool? Novas evidências científicas destacam que não. E as razões para no mínimo moderar vão muito além do que já era conhecido anteriormente.

Alimentos muito prejudiciais que você ingere todos os dias [P.2]
Foto/Reprodução: Ingestão de bebida alcoólica. Via: Fábio Alves – Unsplash
No que depender de um dos maiores estudos globais já realizados para medir o impacto do álcool na saúde, até bordões como “aprecie com moderação” estão definitivamente com dias contados. 

Depois de analisar o consumo e a sua influência em mais de 100 mil pessoas de 195 países, pesquisadores da Universidade de Washington concluíram que não existe limite seguro para o consumo de bebidas alcoólicas, e ainda levantaram um segundo aviso: ainda que sejam apresentadas eventuais vantagens, como a tradicional taça de vinho prescrita pelo bem do coração, não excedem os malefícios causados como: 

  • úlcera, gastrite, esofagite – inflamação e úlceras no trato gastrointestinal alto;
  • pancreatite – processo inflamatório grave do pâncreas;
  • hepatite – processo inflamatório do fígado;
  • cirrose hepática – doença crônica do fígado que provoca uma cicatrização do mesmo, impedindo o seu funcionamento adequado;
  • esteatose hepática (conhecido por fígado gordo);
  • câncer de boca, laringe, garganta, esôfago, fígado e vesícula;
  • perda da memória e dificuldade de concentração;
  • prejudica a qualidade do sono;
  • problemas cardíacos;
  • apatia, depressão, distúrbios de humor;
  • aumento de processo inflamatório que piora quadros de acne, dermatite e psoríase;
  • envelhecimento precoce, que se manifesta por manchas e rugas;
  • aumento de 20% no risco de melanoma (o câncer de pele mais agressivo);
  • aumento de gordura corporal. 
  • risco de óbito.

Além de tudo isso o álcool ainda interfere na força, velocidade e equilíbrio necessário durante a prática de atividades físicas, acarretando em um desempenho pior e riscos maiores de sofrer lesões. Quando ingeridos antes da atividade,causam hipoglicemia (quando quando o açúcar no sangue despenca). Ou seja, um grande perigo! 

Sabe aquela tradicional rodada de cerveja após uma partida de esporte? Repense o hábito. O álcool é o oposto da hidratação. Se uma pessoa encontra-se desidratada, que é o comum após a prática de esportes, a cerveja causará um efeito diurético. Segundo o fisiologista Turíbio de Barros, da Unifesp, quanto maior o consumo da bebida, maior a perda de líquidos e eletrólitos essenciais para o corpo.

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A ideia de que beber moderadamente faz bem, foi inventada pela indústria do álcool, baseada em rasos estudos. Ronaldo Laranjeira, diretor da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), levantou que o ideal para ter saúde é não beber. Mesmo que existam pesquisas que indiquem benefícios da ingestão de álcool, isso não deve e nem pode ser generalizado. Os efeitos do álcool dependem totalmente de um histórico médico e apresentam riscos individuais.

9. Café

O café é consumido por milhares de pessoas, todos os dias a fim de espantar o cansaço além do hábito e também do gosto pela bebida. Entretanto, é importante ressaltar que, ingerindo-o com frequência e, principalmente em grandes quantidades, a bebida pode ser fatal. O perigo do café está principalmente ligado a cafeína.

Alimentos muito prejudiciais que você ingere todos os dias [P.2]
Foto/Reprodução: Café. Via: John Schnobrich – Unsplash
Assim como em algumas drogas ilícitas, a cafeína presente no café também pode causar overdose, onde casos foram registrados ao redor do mundo, por decorrência do excesso de cafeína presente no corpo. Estudos mostram que uma concentração de 50 miligramas por ml de sangue é suficiente para levar uma pessoa a óbito.

Além da overdose, outros problemas bem corriqueiros são causados pelo consumo do café, tais como:

  • ansiedade;
  • cansaço;
  • dores de cabeça;
  • náuseas e diarreia;
  • tremores nas mãos;
  • aumento da pressão arterial;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • elevação dos níveis de colesterol.

Entretanto, é possível substituir a bebida de diversas maneiras inclusive que irão auxiliar também para que você se mantenha mais disposto. São elas: 

  • Cevada, com ou sem leite: muito semelhante ao café, você encontra essa opção nas versões torrada,moída, para passar, ou solúvel. Ela permite todas as combinações feitas com o café, entretanto não apresenta seus malefícios, sendo rica em fibras, vitaminas do complexo B, selênio, magnésio e carboidratos;
  • Smoothie de nozes: ricas em proteínas e fibras, as nozes são excelentes ingredientes para serem acrescentados em sucos. Uma bebida com leite de caju, proteína em pó e nozes, ajuda ainda a elevar os níveis de açúcar no sangue e fornece energia;
  • Chá de alcaçuz: os benefícios que esta bebida proporciona são incontáveis.Livre de cafeína, a bebida aumenta a energia do seu corpo além de ser um tônico adrenal;
  • Alfarroba em pó: muito semelhante ao cacau e naturalmente doce, o pó de alfarroba pode ser misturado ao leite quente e mel a gosto para evitar indisposições; 
  • Semente de linhaça: misturar o ingredientes a shakes, vitaminas ou porção de frutas ou mesmo iogurtes pela manhã, proporcionam um começo de dia com muito mais disposição ; 
  • Água com limão;
  • Chá de hortelã;
  • Chá de mel com limão;
  • Chá de gengibre.

10. Pipocas de micro-ondas

A pipoca é combinação perfeita para ver filmes em uma boa companhia, certo? E, melhor ainda, se for extremamente fácil de preparar.

Essa é a praticidade apresentada pelas famosas pipocas de micro-ondas. Mesmo sendo muito gostosas e de fácil e rápida preparação, as pipocas de micro-ondas se tratam de um dos alimentos que prejudicam a saúde e deve ter seu consumo evitado.

Além de enormes quantidades sódio e gordura, há ainda o fato de que a própria embalagem da pipoca de micro-ondas causa danos à saúde. Ela contém substâncias químicas como o ácido perfluorooctanóico (PFOA), que está diretamente ligado a distúrbios da tireoide, câncer, doenças pulmonares entre outras. Por isso, prefira a boa e velha pipoca de milho preparada na panela.

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Caso você faça questão a praticidade de preparar sua pipoca no micro-ondas, sem sujar louça ou mesmo o fogão, é possível colocar o milho dentro de um saco de pão de papel por exemplo e estourá-lo no micro-ondas. O resultado é bastante semelhante e muito mais saudável.

11. Alimentos enlatados

Apesar de muito práticos e bastante presentes em todas as dispensas das casas ao redor do mundo, esses alimentos também são prejudiciais à saúde, devido a quantidade de sódio presente na composição, além de suas embalagens.

Alimentos muito prejudiciais que você ingere todos os dias [P.2]
Foto/Reprodução: Alimentos enlatados. Via: Pixarno – Adobe.
Estudos apontam presença de bisfenol nas latas que armazenam esses alimentos. Trata-se de um composto capaz de interferir em níveis hormonais do organismo, causando assim obesidade, puberdade precoce em crianças e pré-adolescentes, entre outros problemas.

Deixe os enlatados para ocasiões de emergência, evite consumi-los com frequência. Ao consumí-los, lave os alimentos com água corrente com a ajuda de uma peneira para eliminar o sódio em excesso.

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