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Alimentos prejudiciais que você ingere todos os dias [P.1]

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É comum conhecermos popularmente substâncias, alimentos e bebidas que prejudicam muito a nossa saúde e, por isso, a maioria das pessoas tendem a evitá-los.

Alimentos prejudiciais que você ingere todos os dias [P.1]
Foto/Reprodução: Refeição matinal com croissant e café. Via: Freepik
Com o maior acesso à internet e, consequentemente, a diversas informações, hoje é possível entender melhor o conteúdo, processo de fabricação e distribuição dos alimentos e bebidas comercializados em redes de lojas por todo o mundo.

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Esse conhecimento faz com que consigamos selecionar, de forma mais inteligente e perspicaz, o que adquirir ou não, pensando em nossa saúde e bem-estar físico e mental. Entretanto, apesar de toda essa informação, é parte da nossa cultura e hábito, consumir alguns alimentos e bebidas que, por hora, parecem inofensivos, mas que na verdade, trazem enormes efeito nocivos à nossa saúde a curto e longo prazo.

No post de hoje, lhe ajudaremos a entender a composição e maus que alguns alimentos bem comuns podem trazer a sua saúde e fazer com que você consiga melhorá-la efetivamente com pequenas mudanças, garantindo assim maior qualidade e longevidade de vida, além de maior disposição. Acompanhe.

Conheça agora os 11 alimentos e bebidas altamente prejudiciais à saúde, que você ingere todos os dias:

1. Margarina

Apesar de estar presente na mesa de muitas famílias em todas as refeições da manhã e tarde, a margarina faz parte da lista de alimentos mais prejudiciais à saúde. Isto se deve aos óleos vegetais que compõem este produto e que, na verdade, são hidrogenados. Eles são essenciais para que a margarina consiga alcançar a textura cremosa que possui, mesmo em temperatura ambiente.

Os óleos hidrogenados, além de tudo, são enormes fontes de gordura trans, altamente perigosos por acumular colesterol ruim nas artérias do corpo, o que aumenta, de forma efetiva, as chances de uma pessoa sofrer ataques cardíacos e derrames.

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É possível substituir o uso da margarina por excelentes opções como: o azeite de oliva extra virgem, a manteiga de oleaginosas como a de amêndoas, avelã e nozes, além de patês e ghee.

2. Carnes processadas

Salsichas, salames, linguiças, bacon, presunto e mortadela. Todas essas opções fazem na maioria das vezes parte da nossa vida, rotina e refeições. Entretanto, é importante saber que todas essas carnes são processadas e, por isso, são ricas em sódio e gorduras.

Alimentos prejudiciais que você ingere todos os dias [P.1]
Foto/Reprodução: Carnes processadas à venda. Via: Edi Libedinsky – Unsplash
Além de contribuir com o aumento de peso, elas ainda contribuem com o aumento do seu colesterol e pressão sanguínea, além de elevarem o risco de câncer de cólon, entre outros.

Por isso, dê sempre preferência a carnes frescas e que possuam baixo teor de gordura.

3. Refrigerantes

 Acredite se quiser, mas depois da água mineral, os refrigerantes são as bebidas mais consumidas ao redor de todo o mundo pelas pessoas, principalmente quando se trata dos EUA.

Alimentos prejudiciais que você ingere todos os dias [P.1]
Foto/Reprodução: Refrigerante de cola. Via: Pixabay
O grande problema dos refrigerantes está na alta quantidade de açúcar presente na composição da bebida que, por consequência, pode trazer diversas complicações à saúde ao longo dos anos. Uma delas é a resistência à insulina, bastante popular nos dias de hoje,  em pessoas de diversas idades, que pode resultar na diabetes, por exemplo.

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O ideal é dar sempre preferência a água e aos sucos de frutas 100% naturais. 

4. Frituras

Ainda que sejam extremamente saborosas, as frituras são parte da lista dos alimentos que mais prejudicam à saúde e isso todos geralmente sabem. Quando você ingere qualquer alimento frito, você consequentemente ingere uma enorme quantidade de gordura saturada, que é extremamente prejudicial e que leva à obesidade, diabetes e aumenta de forma muito significativa a propensão a ter doenças cardíacas.

Alimentos prejudiciais que você ingere todos os dias [P.1]
Foto/Reprodução: Fritadeira com batata. Via: Wine Dharma – Unsplash
Prefira alimentos em natura, cozidos ou ainda assados. Desta forma, você não abre mão do sabor e nem da sua saúde, disposição e bem-estar. 

5. Adoçantes artificiais

É bastante comum as pessoas acreditarem que por consumirem produtos lights ou diets, estão sendo obviamente mais saudáveis. Entretanto, todos esses produtos possuem alta quantidade de adoçantes artificiais, tais como o aspartame e sucralose, que são substitutos do açúcar. Porém, é crescente o número de pessoas com aumento de açúcar no sangue que fazem uso frequente desse tipo de adoçante. Isso acontece porque, em excesso, o produto tem o efeito reverso, causando a seus consumidores uma maior propensão à obesidade, à hipertensão e a diabetes.

Algumas alternativas para substituir tanto o açúcar refinado como os adoçantes artificiais de maneira gostosa e saudável são:

  • Mel de abelha;
  • Stevia (adoçante de origem natural);
  • Açúcar de coco;
  • Xilitol;
  • Melado de cana;
  • Açúcar mascavo;
  • Eritritol (adoçante bastante indicado em dietas de emagrecimento por possuir 70% da capacidade de adoçar da sucralose e apenas 0,2 calorias por grama)
  • Maple syrup (produzido a partir de uma árvore, oferece benefícios aos consumidores graças ao seu alto potencial antioxidante e diversos nutrientes). Esta opção é também bastante indicada no preparo de refeições que vão ao fogo. Entretanto, é bom ressaltar que ela deve ser consumida com cautela, pois contém alto valor calórico.

Acompanhe nosso próximo post e conheça outros alimentos que são extremamente prejudiciais à sua saúde e que podem ser facilmente substituídos por opções mais saudáveis.

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