É comum conhecermos popularmente substâncias, alimentos e bebidas que prejudicam muito a nossa saúde e, por isso, a maioria das pessoas tendem a evitá-los.
E mais: Conheça os benefícios que o pilates pode trazer para o seu corpo
Esse conhecimento faz com que consigamos selecionar, de forma mais inteligente e perspicaz, o que adquirir ou não, pensando em nossa saúde e bem-estar físico e mental. Entretanto, apesar de toda essa informação, é parte da nossa cultura e hábito, consumir alguns alimentos e bebidas que, por hora, parecem inofensivos, mas que na verdade, trazem enormes efeito nocivos à nossa saúde a curto e longo prazo.
No post de hoje, lhe ajudaremos a entender a composição e maus que alguns alimentos bem comuns podem trazer a sua saúde e fazer com que você consiga melhorá-la efetivamente com pequenas mudanças, garantindo assim maior qualidade e longevidade de vida, além de maior disposição. Acompanhe.
Conheça agora os 11 alimentos e bebidas altamente prejudiciais à saúde, que você ingere todos os dias:
1. Margarina
Apesar de estar presente na mesa de muitas famílias em todas as refeições da manhã e tarde, a margarina faz parte da lista de alimentos mais prejudiciais à saúde. Isto se deve aos óleos vegetais que compõem este produto e que, na verdade, são hidrogenados. Eles são essenciais para que a margarina consiga alcançar a textura cremosa que possui, mesmo em temperatura ambiente.
Os óleos hidrogenados, além de tudo, são enormes fontes de gordura trans, altamente perigosos por acumular colesterol ruim nas artérias do corpo, o que aumenta, de forma efetiva, as chances de uma pessoa sofrer ataques cardíacos e derrames.
Veja também: Como potencializar o efeito e duração do botox
É possível substituir o uso da margarina por excelentes opções como: o azeite de oliva extra virgem, a manteiga de oleaginosas como a de amêndoas, avelã e nozes, além de patês e ghee.
2. Carnes processadas
Salsichas, salames, linguiças, bacon, presunto e mortadela. Todas essas opções fazem na maioria das vezes parte da nossa vida, rotina e refeições. Entretanto, é importante saber que todas essas carnes são processadas e, por isso, são ricas em sódio e gorduras.
Por isso, dê sempre preferência a carnes frescas e que possuam baixo teor de gordura.
3. Refrigerantes
Acredite se quiser, mas depois da água mineral, os refrigerantes são as bebidas mais consumidas ao redor de todo o mundo pelas pessoas, principalmente quando se trata dos EUA.
Veja também: O que é a harmonização facial
O ideal é dar sempre preferência a água e aos sucos de frutas 100% naturais.
4. Frituras
Ainda que sejam extremamente saborosas, as frituras são parte da lista dos alimentos que mais prejudicam à saúde e isso todos geralmente sabem. Quando você ingere qualquer alimento frito, você consequentemente ingere uma enorme quantidade de gordura saturada, que é extremamente prejudicial e que leva à obesidade, diabetes e aumenta de forma muito significativa a propensão a ter doenças cardíacas.
5. Adoçantes artificiais
É bastante comum as pessoas acreditarem que por consumirem produtos lights ou diets, estão sendo obviamente mais saudáveis. Entretanto, todos esses produtos possuem alta quantidade de adoçantes artificiais, tais como o aspartame e sucralose, que são substitutos do açúcar. Porém, é crescente o número de pessoas com aumento de açúcar no sangue que fazem uso frequente desse tipo de adoçante. Isso acontece porque, em excesso, o produto tem o efeito reverso, causando a seus consumidores uma maior propensão à obesidade, à hipertensão e a diabetes.
Algumas alternativas para substituir tanto o açúcar refinado como os adoçantes artificiais de maneira gostosa e saudável são:
- Mel de abelha;
- Stevia (adoçante de origem natural);
- Açúcar de coco;
- Xilitol;
- Melado de cana;
- Açúcar mascavo;
- Eritritol (adoçante bastante indicado em dietas de emagrecimento por possuir 70% da capacidade de adoçar da sucralose e apenas 0,2 calorias por grama)
- Maple syrup (produzido a partir de uma árvore, oferece benefícios aos consumidores graças ao seu alto potencial antioxidante e diversos nutrientes). Esta opção é também bastante indicada no preparo de refeições que vão ao fogo. Entretanto, é bom ressaltar que ela deve ser consumida com cautela, pois contém alto valor calórico.
Acompanhe nosso próximo post e conheça outros alimentos que são extremamente prejudiciais à sua saúde e que podem ser facilmente substituídos por opções mais saudáveis.